Page 75 - Edicao 157
P. 75
e duca çã o
informe publicitário
olho de Prata 2019:
a eSCola CoMo uM eCoSSiSteMa
de aPrendizaGeM
pUeri doMUs expande projeto e leva horta e
CoMposteira a asilo públiCo
Alunos
participaram
de todo o
processo do
cultivo de
uma horta
o Prata, que em 2020 sou os limites da escola e envol- obJetivoS do
Projeto Olho de
Este ano o trabalho ultrapas-
ProJeto
completa 10 anos,
proporciona aos es-
da escola, a construção de uma
tudantes a experiência da vida veu, além do cultivo no quintal • Criar, entre todos os alunos, professores e
horta vertical e uma compostei-
demais funcionários da escola, um sentimento
por meio das etapas que envol- ra para os idosos do Lar Otoniel de pertencimento e uma consciência coletiva;
vem o cultivo de uma horta. Os de Camargo. • Criar laços entre alunos de diferentes salas
encontros ocorreram às segun- Além disso, os alunos enca- de aula e até de diferentes segmentos, já que
das-feiras, à tarde, na escola. raram outros desafios: a cons- cada um contribuirá com o projeto de uma
forma;
Para Maria Izabel Lorenzetti, trução de uma cúpula geodésica • Estimular hábitos alimentares mais saudáveis
coordenadora da Pueri Domus, e de um sistema de hidroponia. a partir do consumo de verduras e legumes
além do aprendizado técnico, o O Projeto Olho de Prata foi frescos e orgânicos;
projeto “deu aos nossos alunos realizado ao longo do ano, dividi- • Exercitar a cooperação, o engajamento e a
a possibilidade de se tornarem do em duas fases: a primeira de • responsabilidade;
Fomentar nos alunos um anseio pelo respeito à
mais autônomos, cooperativos e março a junho, para alunos dos natureza e por sua preservação;
responsáveis”. 7º e 9º anos; a segunda de agos- • Fortalecer o diálogo entre as diferentes
A cada ano, o Olho de Prata to a novembro, para 6º e 8º anos. disciplinas;
busca inovar os processos. “Em Outro grupo de estudantes ficou • Permitir que os alunos apreendam os conteú-
2019, retomamos a construção responsável por registrar a expe- • dos de uma forma mais prática e ativa;
Tornar o Pueri Domus uma escola mais susten-
da composteira, o cultivo da hor- riência através da linguagem au- tável e consciente de seu impacto no mundo.
ta e o trabalho com as cisternas, diovisual, produzindo um vídeo- • Transpor os muros da escola para levar
sempre atentos à nossa expe- -arte; e por cuidar da divulgação a outras pessoas, de outros lugares e de
riência passada para continuar nas redes sociais. O vídeo está diferentes realidades, tudo o que aprendemos,
com o que acertamos e corrigir o disponível em https://youtu.be/ contribuindo para a melhoria de sua qualidade
de vida e também para fortificar ainda mais a
que erramos”, acrescenta. rWjaYow14VI. Confira! questão da preservação do meio ambiente.
75
kappa ed157 AQA 05dez19.indb 75 05/12/2019 19:42:38