Page 75 - Edicao 157
P. 75

e duca çã o

                                                                          informe publicitário

                  olho de Prata 2019:


                  a eSCola CoMo uM eCoSSiSteMa


                  de aPrendizaGeM


                  pUeri doMUs expande projeto e leva horta e
                  CoMposteira a asilo públiCo














                                                        Alunos
                                                        participaram
                                                        de todo o
                                                        processo do
                                                        cultivo de
                                                        uma horta
                 o          Prata, que em 2020    sou os limites da escola e envol-     obJetivoS do


                               Projeto Olho de
                                                     Este ano o trabalho ultrapas-
                                                                                        ProJeto
                            completa  10  anos,
                            proporciona aos es-
                                                  da escola, a construção de uma
                 tudantes a experiência da vida   veu, além do cultivo no quintal   •   Criar, entre todos os alunos, professores e
                                                  horta vertical e uma compostei-
                                                                                        demais funcionários da escola, um sentimento
                 por meio das etapas que envol-   ra para os idosos do Lar Otoniel      de pertencimento e uma consciência coletiva;
                 vem o cultivo de uma horta.  Os   de Camargo.                      •   Criar laços entre alunos de diferentes salas
                 encontros ocorreram às segun-       Além disso, os alunos enca-        de aula e até de diferentes segmentos, já que
                 das-feiras, à tarde, na escola.   raram outros desafios: a cons-       cada um contribuirá com o projeto de uma
                                                                                        forma;
                    Para Maria Izabel Lorenzetti,   trução de uma cúpula geodésica   •   Estimular hábitos alimentares mais saudáveis
                 coordenadora da Pueri Domus,     e de um sistema de hidroponia.        a partir do consumo de verduras e legumes
                 além do aprendizado técnico, o      O Projeto Olho de Prata foi        frescos e orgânicos;
                 projeto “deu aos nossos alunos   realizado ao longo do ano, dividi-  •   Exercitar a cooperação, o engajamento e a
                 a possibilidade de se tornarem   do em duas fases: a primeira de   •   responsabilidade;
                                                                                        Fomentar nos alunos um anseio pelo respeito à
                 mais autônomos, cooperativos e   março a junho, para alunos dos        natureza e por sua preservação;
                 responsáveis”.                   7º e 9º anos; a segunda de agos-  •   Fortalecer o diálogo entre as diferentes
                    A cada ano, o Olho de Prata   to a novembro, para 6º e 8º anos.     disciplinas;
                 busca inovar os processos. “Em   Outro grupo de estudantes ficou   •   Permitir que os alunos apreendam os conteú-
                 2019, retomamos a construção     responsável por registrar a expe-  •   dos de uma forma mais prática e ativa;
                                                                                        Tornar o Pueri Domus uma escola mais susten-
                 da composteira, o cultivo da hor-  riência através da linguagem au-    tável e consciente de seu impacto no mundo.
                 ta e o trabalho com as cisternas,   diovisual, produzindo um vídeo-  •   Transpor os muros da escola para levar
                 sempre atentos à nossa expe-     -arte; e por cuidar da divulgação     a outras pessoas, de outros lugares e de
                 riência passada para continuar   nas redes sociais. O vídeo está       diferentes realidades, tudo o que aprendemos,
                 com o que acertamos e corrigir o   disponível em https://youtu.be/     contribuindo para a melhoria de sua qualidade
                                                                                        de vida e também para fortificar ainda mais a
                 que erramos”, acrescenta.        rWjaYow14VI. Confira!                 questão da preservação do meio ambiente.


                                                                75


          kappa ed157 AQA 05dez19.indb   75                                                                     05/12/2019   19:42:38
   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80