Page 13 - Edicao 158
P. 13
e especialistas em vestibulares. nos de que podem ser “donos de
Além disso, o nosso alvo é ensi- suas próprias palavras”.(leitura e
nar a pensar e não a “adestrar” os interpretação de textos; reda-
alunos por meio de “decorebas” de ção de gêneros textuais diver-
conhecimentos que se perdem ao sos; reforço escolar.)
longo da vida; por isso, os plan- 4. capacitação para o mercado de
tões de correção da redação são trabalho e concursos. Tira as
individuais e detectam os proble- dúvidas de Língua portuguesa Sala de plantão de correção
mas do aluno, sempre respeitando e fortalece as habilidades de co-
suas particularidades. Nesses 18 municação oral e escrita.(revisão
anos, algumas centenas de estu- de gramática normativa ; reda-
dantes passaram por nós e mui- ção dissertativa; oratória).
tos conquistaram seus objetivos
(USP, UNESP, UFSCar, UNICAMP,
UNIFESP, UFTM, UNIFAL, UFU, s erviço
UEL, FAMEMA, FAMERP, dentre
outros), mas o mais importante é Criar redação
que neles deixamos uma marca: a Rua Voluntários da Pátria, 1634
capacidade de pensar por si pró- (16) 3332-3111
prios. Gostamos de acreditar que (16) 99715-3111
formamos questionadores.”
Sala de aula
Cursos
1. extensivo. Aprimora técnicas Depoimentos
da escrita e interpretação de tex-
tos para os exames vestibulares
(redação dissertativa; gêneros “(...)Eu tinha muitas ideias, e foi no Criar que eu comecei a, de fato, organizá-las e concretizá-
textuais; linguagens e códigos; -las no papel por meio da escrita. (...) Em 2018, terminei o 3° ano do Ensino Médio, e ingres-
básico de filosofia, sociologia e sei no curso de Direito da USP, o qual exige uma base, no mínimo, ótima de leitura e escrita
de geopolítica; literatura; his- - e mais uma vez confirmei a diferença que a qualidade do Criar fez para mim. Além disso, o
tória da arte; plantões indivi- carinho que eu tenho por essa escola, por todos os professores e funcionários, que são mais
duais de correção da redação.) do que excelentes profissionais, também pessoas maravilhosas, refletiria ainda em uma certa
2. ensino médio. Incentiva a leitura resistência em abandonar completamente a redação de vestibular. Por isso, hoje sou monitora
de obras literárias e a produção de redação no Cursinho Popular da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, e tento ao máximo
de textos com mais organização dedicar aos meus monitorandos a mesma atenção e qualidade que eu tive nos plantões de
e coerência. (redação disserta- redação do Criar, afinal, sei mais do que nunca como isso faz a diferença.”
tiva; gêneros textuais; leitura Amanda Bortolin
de obras literárias; plantões
individuais de correção da re- “(...) Meus textos, antes confusos e com pouca coesão, passaram a se apoiar em uma lingua-
dação.) gem clara e raciocínios sólidos. Além disso, passei a reter muito mais dos textos que leio, algo
3. fundamental. Desperta o inte- que me ajudou muito no vestibular como um todo.Ao fim de um ano no Criar, fui aprovado na
resse pela leitura, por meio de primeira chamada dos dois cursos nos quais desejava entrar, Radialismo (Unesp) e Imagem e
obras adequadas à faixa etária e Som (UFSCar). Hoje tenho da minha passagem pelo Criar não apenas uma grande influência
do “Diário de Leitura”, e pela es- nos meus textos e projetos, mas também a memória de um lugar receptivo com pessoas
crita criativa, além de atividades incríveis.”
lúdicas que fortalecem o prota- André Adabo
gonismo e a percepção dos alu-
13
13
kappa ed158 AQA 12mar20.indb 13 12/03/2020 21:35:39