Page 13 - Edicao 158
P. 13

e especialistas  em vestibulares.       nos de que podem ser “donos de
                 Além disso, o nosso alvo é ensi-        suas próprias palavras”.(leitura e
                 nar a pensar e não a “adestrar” os      interpretação de textos; reda-
                 alunos por meio de “decorebas” de       ção de gêneros textuais diver-
                 conhecimentos que se perdem ao          sos; reforço escolar.)
                 longo da vida; por isso, os plan-   4.  capacitação para o mercado de
                 tões de correção da redação são         trabalho e concursos. Tira as
                 individuais e detectam os proble-       dúvidas de Língua portuguesa   Sala de plantão de correção
                 mas do aluno, sempre respeitando        e fortalece as habilidades de co-
                 suas particularidades.  Nesses 18       municação oral e escrita.(revisão
                 anos, algumas centenas de estu-         de gramática normativa  ; reda-
                 dantes passaram por nós e mui-          ção dissertativa; oratória).
                 tos conquistaram seus objetivos
                 (USP, UNESP, UFSCar, UNICAMP,
                 UNIFESP, UFTM, UNIFAL, UFU,               s  erviço
                 UEL, FAMEMA, FAMERP, dentre
                 outros), mas o mais importante é           Criar redação
                 que neles deixamos uma marca: a             Rua Voluntários da Pátria, 1634
                 capacidade de pensar por si pró-           (16) 3332-3111
                 prios. Gostamos de acreditar que           (16) 99715-3111
                 formamos questionadores.”
                                                                                     Sala de aula
                            Cursos


                    1.   extensivo. Aprimora técnicas                    Depoimentos
                        da escrita e interpretação de tex-
                        tos para os exames vestibulares
                        (redação dissertativa; gêneros   “(...)Eu tinha muitas ideias, e foi no Criar que eu comecei a, de fato, organizá-las e concretizá-
                        textuais; linguagens e códigos;   -las no papel por meio da escrita. (...) Em 2018, terminei o 3° ano do Ensino Médio, e ingres-
                        básico de filosofia, sociologia e   sei no curso de Direito da USP, o qual exige uma base, no mínimo, ótima de leitura e escrita
                        de geopolítica; literatura; his-  -  e mais uma vez confirmei a diferença que a qualidade do Criar fez para mim. Além disso, o
                        tória da arte; plantões indivi-  carinho que eu tenho por essa escola, por todos os professores e funcionários, que são mais
                        duais de correção da redação.)  do que excelentes profissionais, também pessoas maravilhosas, refletiria ainda em uma certa
                    2.  ensino médio. Incentiva a leitura   resistência em abandonar completamente a redação de vestibular. Por isso, hoje sou monitora
                        de obras literárias e a produção   de redação no Cursinho Popular da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, e tento ao máximo
                        de textos com mais organização   dedicar aos meus monitorandos a mesma atenção e qualidade que eu tive nos plantões de
                        e coerência. (redação disserta-  redação do Criar, afinal, sei mais do que nunca como isso faz a diferença.”
                        tiva; gêneros textuais; leitura   Amanda Bortolin
                        de obras literárias; plantões
                        individuais de correção da re-  “(...) Meus textos, antes confusos e com pouca coesão, passaram a se apoiar em uma lingua-
                        dação.)                        gem clara e raciocínios sólidos. Além disso, passei a reter muito mais dos textos que leio, algo
                    3.  fundamental. Desperta o inte-  que me ajudou muito no vestibular como um todo.Ao fim de um ano no Criar, fui aprovado na
                        resse pela leitura, por meio de   primeira chamada dos dois cursos nos quais desejava entrar, Radialismo (Unesp) e Imagem e
                        obras adequadas à faixa etária e   Som (UFSCar). Hoje tenho da minha passagem pelo Criar não apenas uma grande influência
                        do “Diário de Leitura”, e pela es-  nos meus textos e projetos, mas também a memória de um lugar receptivo com pessoas
                        crita criativa, além de atividades   incríveis.”
                        lúdicas que fortalecem o prota-  André Adabo
                        gonismo e a percepção dos alu-






                                                                13
                                                                13

          kappa ed158 AQA 12mar20.indb   13                                                                     12/03/2020   21:35:39
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18