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                                                                                     setembro quando o SAAE fez
                                                                                     a troca da rede de água e es-
                                                                                     goto e na sequência a em-
                                                                                     presa vencedora do processo
                                                                                     licitatório começou as inter-
                                                                                     venções. O custo da obra será
                                                                                     de R$ 700 mil divididos entre
                                                                                     Prefeitura (R$ 285.461,93),
                                                                                     SAAE e ACISC. A ACISC e os
                                                                                     comerciantes investiram em
                                                                                     um novo  planejamento mobi-
                                                                                     liário para o local, com novos
                                                                                     bancos, iluminação de LED,
                                                                                     floreiras, bicicletários e porta-
                  Início das obras do calçadão em setembro
                                                                                     -lixos.  A  proposta  é  resgatar
                                                                                     a função do espaço, trazendo
                     Muitas ações, inclusive a ins-  de Transportes (STT) da Esco-   para a área central mobilidade,
                  talação de novos semáforos,       la de Engenharia de São Carlos   acessibilidade, segurança, in-
                  num primeiro momento geram        (EESC) da USP indicam uma        clusão, convívio social e sus-
                  um grande descontentamento,       queda no número de mortes no     tentabilidade.
                  mas o secretário garante que faz   trânsito na cidade.
                  uma gestão com base em resul-       “Nos últimos anos, consegui-          KarTódroMo
                  tados e apresenta números que     mos reduzir a mortalidade no
                  comprovam a eficácia em princi-   trânsito de São Carlos. Em 2015     Com a construção da nova
                  palmente a segurança.             foram 27 mortes, 12 em 2016,     ponte sobre o Córrego do Mon-
                                                    no ano seguinte foram 13 e nove   jolinho, os semáforos serão des-
                     SeGuraNça, FluideZ             no ano passado. Podemos dizer    ligados e o trânsito fluirá pelo
                         e CoModidade               que São Carlos está entre as ci-  novo traçado viário da região e
                                                    dades com trânsito mais seguro   o kartódromo funcionará como
                     São Carlos tem hoje 190 mil    do país no comparativo das ci-   uma rotatória. O investimento
                  veículos e uma população es-      dades com mais de 200 mil ha-    foi de R$ 938 mil na construção
                  timada em 251 mil habitantes,     bitantes.”                       de uma ponte, uma travessia no
                  o que representa um índice de                                      Córrego do Monjolinho, localiza-
                  motorização muito alto – 75 ve-            Calçadão                da entre a Av. Francisco Pereira
                  ículos para cada 100 habitantes.                                   Lopes e a Alameda dos Crisân-
                     “Melhoramos diversos pontos      As obras tiveram início em     temos.
                  críticos da cidade, estamos tra-
                  balhando pra isso. Uma taxa alta
                  de motorização dificulta, mas
                  ações estão sendo tomadas.”
                     Coca destaca que os levanta-
                  mentos do Núcleo de Estudos de
                  Segurança no Trânsito (NEST)
                  do Departamento de Engenharia




                                  Região do Kartódromo
                                   antes das alterações




                                                                 30


          kappa S CARLOS ed150 09dez19.indb   30                                                                09/12/2019   20:42:44
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