Page 30 - Edicao 150
P. 30
tr  n S it o
setembro quando o SAAE fez
a troca da rede de água e es-
goto e na sequência a em-
presa vencedora do processo
licitatório começou as inter-
venções. O custo da obra será
de R$ 700 mil divididos entre
Prefeitura (R$ 285.461,93),
SAAE e ACISC. A ACISC e os
comerciantes investiram em
um novo planejamento mobi-
liário para o local, com novos
bancos, iluminação de LED,
floreiras, bicicletários e porta-
Início das obras do calçadão em setembro
-lixos. A proposta é resgatar
a função do espaço, trazendo
Muitas ações, inclusive a ins- de Transportes (STT) da Esco- para a área central mobilidade,
talação de novos semáforos, la de Engenharia de São Carlos acessibilidade, segurança, in-
num primeiro momento geram (EESC) da USP indicam uma clusão, convívio social e sus-
um grande descontentamento, queda no número de mortes no tentabilidade.
mas o secretário garante que faz trânsito na cidade.
uma gestão com base em resul- “Nos últimos anos, consegui- KarTódroMo
tados e apresenta números que mos reduzir a mortalidade no
comprovam a eficácia em princi- trânsito de São Carlos. Em 2015 Com a construção da nova
palmente a segurança. foram 27 mortes, 12 em 2016, ponte sobre o Córrego do Mon-
no ano seguinte foram 13 e nove jolinho, os semáforos serão des-
SeGuraNça, FluideZ no ano passado. Podemos dizer ligados e o trânsito fluirá pelo
e CoModidade que São Carlos está entre as ci- novo traçado viário da região e
dades com trânsito mais seguro o kartódromo funcionará como
São Carlos tem hoje 190 mil do país no comparativo das ci- uma rotatória. O investimento
veículos e uma população es- dades com mais de 200 mil ha- foi de R$ 938 mil na construção
timada em 251 mil habitantes, bitantes.” de uma ponte, uma travessia no
o que representa um índice de Córrego do Monjolinho, localiza-
motorização muito alto – 75 ve- Calçadão da entre a Av. Francisco Pereira
ículos para cada 100 habitantes. Lopes e a Alameda dos Crisân-
“Melhoramos diversos pontos As obras tiveram início em temos.
críticos da cidade, estamos tra-
balhando pra isso. Uma taxa alta
de motorização dificulta, mas
ações estão sendo tomadas.”
Coca destaca que os levanta-
mentos do Núcleo de Estudos de
Segurança no Trânsito (NEST)
do Departamento de Engenharia
Região do Kartódromo
antes das alterações
30
kappa S CARLOS ed150 09dez19.indb 30 09/12/2019 20:42:44