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so, falta de opção ou por estar de-  levando nossas divisas”, analisa.   ARARAQUARA NA
                 sempregado, entrou no comércio.                                         TERCEIRA DÉCADA
                 E como qualquer tipo de empre-     REFORMA DA PREVIDÊNCIA
                 endimento exige conhecimento          E CÓDIGO COMERCIAL             Para Dalll’Acqua, Junior, Ara-
                 técnico e competências, tivemos                                    raquara entra otimista na terceira
                 muitos fechamentos, mas isso é      Dois assuntos que devem im-    década do século 21. “Temos am-
                 uma correção de rota”, adverte.  pactar de forma positiva a vida dos   biente, infraestrutura e ferramen-
                                                  empresários nos próximos anos     tas. Talvez falte um pouco do que
                    EDUCAÇÃO FINANCEIRA           são a Reforma da Previdência,     falta para o Brasil inteiro: recursos
                        E COMUNICAÇÃO             “uma questão matemática, a conta   financeiros disponíveis”, opina.
                                                  não fecha”, e a criação de um novo   Ele acrescenta que, nos ciclos
                    A principal tendência que     Código Comercial, “que vai ajudar   históricos, Araraquara tem tido
                 deve ser seguida para que os     nas relações do comércio interno   melhores performances quando
                 empreendedores tenham êxito      e externo”. De acordo com ele, para   as dificuldades são maiores. “O
                 ao se aventurarem em abrir um    que o país tenha mais competi-    araraquarense é sofisticado no de-
                 comércio está relacionada à edu-  vidade no mercado, os custos do   sejo, discreto no comportamento e
                 cação. “É preciso ensinar desde   trabalho e dos impostos devem    faz muito com pouco. Essa é nossa
                 cedo nas escolas educação finan-  ser alterados.                   característica”, finaliza.
                 ceira e comunicação. As pessoas
                 devem se comunicar bem e isso
                 passa pela compreensão de tex-
                 tos. A comunicação deve ser efi-
                 ciente e efetiva, conduzir o olhar
                 de quem esta apreciando ou ana-
                 lisando o produto. Assim como é
                 preciso um ensino aprofundado
                 em números, matemática, eco-
                 nomia, controle... No  empreen-
                 dimento essas duas ferramentas
                 são essenciais”, enfatiza.


                        SIMPLIFICAÇÃO

                    A simplificação da forma com
                 que o empreendedor deve cum-
                 prir suas obrigações é também
                 uma pauta urgente e relevan-
                 te na avaliação de Dall’Acqua.
                 “Precisamos desburocratizar e
                 adequar o código de postura das
                 cidades para receber empreendi-
                 mentos e investimentos. A legis-
                 lação de uma cidade às vezes fe-
                 cha as portas para quem vem de
                 fora e, em vez de proteger o co-
                 merciante, deixa o município vul-
                 nerável ao movimento predató-
                 rio externo,  que aparentemente
                 traz recursos, mas no fundo está



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