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f o r ç a e lu z








                  CPfl entre


                  aS eMPreSaS

                  CoM MaiS

                  reClaMação


                  no ProCon

                  araraQuara











                   probleMas eM
                   proCediMentos
                   e FatUra levaM
                   Clientes a bUsCar
                   seUs direitos



                                                   Araraquara.                          direito do
                                                      No Reclame Aqui, site de re-
                   Por                                                                  ConSuMidor
                   redação                         clamações contra empresas, a
                                                   CPFL concessionária do serviço
                   fotoS                           público de energia elétrica, que     Sempre que o consumidor tiver o
                   Márcia Belotti
                                                   atua na distribuição de energia      seu direito negado, poderá procurar
                                                   para 234 municípios do interior      o Procon munido da documentação:
                                                                                        nota fiscal/comprovante de compra/
                  c           obrança indevida,    lhões de consumidores, também        junto ao fornecedor. O Procon Ara-
                                                   do Estado, atendendo a 4,5  mi-
                                                                                        contrato/protocolo de atendimento
                                                   é classificada na avaliação geral
                                                                                        raquara fica na Avenida Professor
                                                   como ruim, com pontuação 5.8.
                              corte da energia
                                                                                        Dorival de Oliveira, 164 (atrás do
                                                   No critério de pontuação adota-
                              elétrica sem aviso
                              prévio, demora para
                                                                                        é de forma presencial entre às
                                                   que obtém nota 5 é classificada
                              ligação da energia.   do pelo Reclame Aqui, a empresa     Hospital São Paulo). O atendimento
                                                                                        9h30min e às 16h30min (não realiza
                  Os problemas são diversos e dei-  como “não recomendada”; para        atendimento via telefone).
                  xam o consumidor insatisfeito,   ser regular, a pontuação tem que     O consumidor poderá também
                  incitado a buscar seus direitos,   ser acima de 6, o que mostra a     registrar sua reclamação diretamen-
                  o  que  fez  a  CPFL  -  Companhia   insatisfação dos consumidores,   te na página www.consumidor.gov.
                  Paulista de Força e Luz a figurar   principalmente com a demora na    br ou esclarecer dúvidas na página
                  entre as 5 empresas com maior    execução de serviços e cobrança      www.procon.sp.gov.br
                  número de registros no Procon    indevida. Nos anos anteriores,




                                                                 20


          kappa ed157 AQA 05dez19.indb   20                                                                     05/12/2019   19:39:52
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