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TemPeRo dIGITal


                    aPlICaTIvos de delIveRY
                    mUdam PeRFIl de ConsUmo

                    As tecnologias transformaram até a nossa forma de consumir, influenciando
                    inclusive a maneira de pedir comida. O mercado dos aplicativos de delivery fe-
                    chou 2018 com um faturamento de R$ 11 bilhões segundo a Abrasel (Associação
                    Brasileira de Bares e Restaurantes).
                    A demanda pelo serviço é grande. O próprio presidente do SinHoRes, Silvio de Mi-
                    randa, está investindo e ampliando o serviço em sua rede de lojas. “Ainda neste
                    mês teremos o sistema delivery em mais uma loja. O serviço trouxe um aumento
                    de 20% nas vendas”, garante o empreendedor.





                    PlaneJamenTo É a ReCeITa do sebRae


                    Apenas o talento na cozinha não é suficiente   incansável missão de encantar sua equipe e seus   atender famílias pequenas; localização acessível
                    para obter bons resultados no negócio. Antes, é   clientes.”    e facilidade de acesso e estacionamento. “Outra
                    importante identificar oportunidade no mercado   Por fim, define-se quais produtos e serviços a em-  tendência crescente, são os “casual dining”, que
                    e compreender o público-alvo predominante.   presa pretende ofertar, levantando a previsão dos   são estabelecimentos que se colocam em
                    Segmentar este público permite ao empresário   custos e despesas fixas, projeções de faturamento   posição intermediária entre os fast food e a
                    criar estratégias conectadas ao modelo de negócio   esperado e estruturando o custo de produção   gastronomia gourmet. Desde 2010, essas redes
                    pretendido. A comunicação, atendimento e cardápio   dos itens do cardápio. As finanças do negócio   cresceram 20% ao ano no Brasil, segundo um
                    devem possuir coerência com quem vai consumir.   devem ser planejadas antes mesmo de iniciar as   estudo da consultoria GS&MD. Ainda de acordo
                    “É importante que o futuro empreendedor consulte   operações, o que faz toda diferente no sucesso do   com a entidade, até 2020, o segmento deve
                    órgãos de fiscalização e controle, como prefeitura,   negócio.  crescer num ritmo de 25% ao ano, mais que o
                    agência local de vigilância sanitária e institui-  O empresário deverá estar atento às tendências   dobro da taxa média do setor de restaurantes.
                    ções que o capacite.  Layout, fluxo da produção,   do segmento: alimentação saudável; vendas   O faturamento dessas redes deve chegar a R$ 5
                    disposição e destino dos resíduos e estrutura física   por delivery e aplicativos; porções reduzidas para   bilhões em dois anos, na avaliação da consultoria.”
                    são alguns dos pontos que devem ser observados
                    pelo investidor, evitando sanções ou mesmo com
                    adequações não planejadas”, orienta o consultor
                    Hugo Cesar Ravagnani Venturelli, analista de
                    projetos do Sebrae São Carlos
                    O Sebrae orienta também sobre o planejamento.
                    Uma empresa se diferencia principalmente pelas
                    pessoas que fazem parte da equipe, que devem ter
                    especial atenção. Uma pesquisa de 2016 com 360
                    proprietários de bares e restaurantes, demonstrou
                    que a principal dificuldade encontrada pelos
                    empresários do setor é a mão-de-obra qualificada,
                    com 64% de citação no universo pesquisado.
                    “Capacitar e liderar pessoas são competências que
                    o gestor deve desenvolver e treinar ao longo da








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          kappa ed145 SCarlos 26mar19.indb   23                                                                 26/03/2019   21:44:02
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